Animais abandonados na rua trazem risco de doenças

A quantidade de cachorros abandonados nas ruas de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra impressiona. Além de estarem vulneráveis a doenças, os animais são sujos e maltratados. Para quem gosta de pets, vê-los andando sem rumo pelas ruas não é nada fácil.

Os Centros de Controle de Zoonoses dessas cidades fazem um trabalho preventivo com as famílias para tentar reduzir a quantidade de animais nas ruas e o risco de doenças que eles podem transmitir. O coordenador de vigilância em saúde de Embu, Marcelo Monteiro Pinto, acredita que o abandono é o principal responsável pela presença de cães e gatos nas ruas. “O CCZ tenta evitar problemas que os animais soltos na rua podem causar, como mordedura e acidentes automobilísticos, por meio de ações educativas com os proprietários dos animais”, explica ele.

Segundo o coordenador, essas ações procuram alertar os proprietários para os perigos de manter os animais soltos, além de questões legais quanto à participação deles em acidentes. “Procuramos realizar palestras, exibir vídeos, distribuir panfletos e promover ações que incentivem o controle populacional pela castração”, afirma.

Quando os pets não possuem proprietário, são recolhidos às dependências do CCZ. Marcelo explica que esses animais não são sacrificados. Eles passam por uma avaliação veterinária para verificar seu estado de saúde e seu temperamento. “Após a avaliação, os animais são castrados e ficam à disposição para adoção”, explica.

Transporte

Cães e gatos devem ser conduzidos de forma segura nas ruas utilizando coleiras e guias ou caixas de transporte. O coordenador lembra também que o animal deve ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar seus movimentos.

Fonte: Jornal na Net (acessado em 19/04/10)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40