Nova tecnologia permitirá rastrear e combater o comércio ilegal de aves

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deram um importante passo para coibir o comércio ilegal de aves. A partir de agora, elas poderão ser rastreadas via testes de DNA extraído das mitocôndrias, uma das partes que compõem as células e que carrega a marca da linhagem da matriz das fêmeas (características que são passadas aos filhotes).

Segundo os autores do estudo, através desse teste será emitido um certificado com uma etiqueta de DNA contendo nome, espécie, histórico, características físicas da ave, entre outras informações. Por esses dados, será possível comprovar se o animal nasceu em cativeiro e se pode ser comercializado (com autorização prévia do Ibama).

A idéia é que a tecnologia complemente os sistemas de controle atuais das aves. Ou seja, não exclui a necessidade de anilhas. “Trata-se de uma demanda dos próprios criatórios interessados em certificar de modo mais eficaz os animais que comercializam, de coibir as fraudes e de se diferenciar no mercado”, explica o coordenador do projeto, o professor do Instituto de Ciências Biológicas Fabrício dos Santos.

Fonte: EPTV (acessado em 20/04/10)

Relacionadas

matéria-site
CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40