A partir de amanhã começa a castração gratuita de cães e gatos na região da Vila Sabiá, em Sorocaba (SP). O serviço é uma antiga reivindicação não apenas dos moradores que assistem a população de cães e gatos se multiplicando nas ruas da cidade, mas também das ONGs que pregam a posse responsável de animais. A ação é destinada aos cães e gatos, machos e fêmeas, com mais de seis meses de vida e atenderá os bairros Vila João Romão, Vila Zacarias, Bairro dos Morros e Vila Sabiá. Os moradores interessados devem fazer inscrição amanhã e quinta, no Centro de Saúde da Vila Sabiá, das 7h às 19h. As castrações serão feitas num espaço cedido pela Igreja Presbiteriana da Vila Sabiá, sempre às terças e quintas, nos meses de maio e junho.
De acordo com a Seção de Zoonoses da Prefeitura, o atendimento segue cronograma e critérios técnicos, observando os bairros e regiões da cidade que apresentam maior concentração de animais de rua e semi-domiciliados. A Secretaria de Saúde informou que antes de um bairro ser atendido, a equipe da Seção de Zoonoses visita a localidade e realiza um censo animal, entrevistando os moradores e consultando quantos têm interesse em castrar o animal de estimação.
A médica veterinária responsável pela Unidade de Controle Animal de Sorocaba, Lílian Nascimento, afirmou que o levantamento prévio foi feito pela equipe do Programa Saúde da Família. O censo animal dos quatro bairros apontou a proporção de 5,2 habitantes para cada cão e 39 habitantes para cada gato. Dos 2009 imóveis visitados, mais de 40% dos proprietários demonstraram interesse em castrar seus animais. Do total levantado, a divisão foi de 51% de machos para 49% de fêmeas e 87% de cães para 13% de gatos.
Balanço
Desde o final de 2008, quando foi inaugurada, a Unidade de Controle Animal (UCA) de Sorocaba já realizou 1.439 castrações até o mês de março deste ano. No primeiro trimestre de 2010, 409 cães e gatos foram castrados, numa média mensal para 136 cirurgias.
Dentre os animais esterilizados, 60% são caninos e 40%, felinos. A distribuição por sexo é 70% fêmeas e 30% machos. Com esta divisão, a equipe da Seção de Zoonoses estima que mais de 11,9 animais deixaram de nascer em Sorocaba nos últimos quinze meses. O cálculo é baseado em estudos de que uma única cadela tem duas crias anuais, com seis filhotes cada e uma única gata tem três crias anuais com quatro filhotes cada.
“O mais importante é a conscientização da população para a necessidade de controlar a população animal para reduzir o abandono e evitar problemas de saúde pública. Quase 12 mil cães e gatos deixaram de nascer e sabemos que boa parte desses animais viveria solto nas ruas”, afirma Lilian.
Além de atuar nos bairros onde há maior concentração de animais, a UCA também castra gratuitamente os cães e gatos adotados nas feirinhas promovidas pela Zoonoses ou no posto fixo de doação que funciona no Canil Municipal. “De toda a nossa demanda, 10% é de animais adotados, o restante é do trabalho desenvolvido nos bairros”, diz Lílian.
Os veterinários informam que há várias vantagens para a castração. No caso das fêmeas, elas vivem mais, deixam de ter o cio, deixam de atrair machos, diminuem os tumores de mama e útero e ficam mais tranquilas. Para os machos, também está comprovado que aumentam o período de vida, ficam mais tranquilos, diminuem os latidos e uivos, a necessidade de urinar por toda parte para demarcar território, as fugas e brigas e ainda o risco de transmissão de doenças.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul (acessado em 03/05/10)