Rebanhos de assentamentos do oeste de SP são imunizados contra brucelose

Os pecuaristas do oeste de São Paulo estão imunizando o rebanho contra a brucelose, uma doença infecciosa causada por bactérias. Veterinários do Itesp, Instituto de Terras de São Paulo, visitam os assentamentos para aplicar, de graça, a vacina.

O veterinário do Itesp chega cedo à propriedade. Ele leva todo o material, prepara a vacina e, com a ajuda do produtor, faz a aplicação. No lote do criador Daniel Andrade de Almeida, no assentamento Padre Josimo, em Teodoro Sampaio (SP), seis bezerras foram vacinadas contra a brucelose.

“Se não fosse o veterinário do Itesp, eu teria que procurar outra pessoa e ficaria mais caro”, avalia o criador.

O produtor compra as vacinas por R$ 1 a dose e o governo entra com todo o restante: agulhas, profissionais, atestado de vacinação e a marca feita para identificar o gado vacinado.

“Hoje, estivemos nessa propriedade e vacinamos 11 cabeças. Mas estivemos em outra propriedades e vacinamos somente uma. Imagine um veterinário particular se deslocar e vacinar um animal. Seria totalmente inviável”, conta o veterinário do Itesp José Domingos Ginez.

São 173 assentamentos em todo o Estado de São Paulo. Só no Pontal do Paranapanema são 107. Com a campanha, realizada desde 2003, a expectativa é que pelo menos 90% das mais de 20 mil fêmeas que têm entre três e oito meses sejam vacinadas neste ano.

São duas etapas de vacinação por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. No segundo semestre do ano passado foram vacinadas 340 mil cabeças no Estado. Dessas, trinta e oito mil eram da região de Presidente Prudente, um número que ficou abaixo da meta. Agora, o objetivo é aumentar esse índice. A aplicação só é de graça para os assentados.

Fonte: Globo Rural (acessado em 06/05/10)

_Forum_Longevidade (46)
24.09.2024_Instituto_Pasteur_convida_para_Semana_de Mobilizacao_Contra_a_Raiva_Acervo_CRMV-SP
Mesa com toalha branca contendo 3 placas de homenagem e flores.
Ema sorri para foto