Um guia que visa reduzir os impactos da caçada de gatos a aves de jardim está trazendo um conselho curioso. De acordo com o jornal britânico Telegraph, peritos em animais selvagens recomendam aos proprietários de gatos que eles mudem regularmente os sinos das coleiras de seus bichinhos, pois os animais aprendem a diminuir a eficácia do acessório com movimentos cuidadosos. Ao manter a cabeça imóvel enquanto anda, o gato reduz o som do sino.
O conselho está em um novo guia produzido pelo Fundo Britânico para Ornitológos (BTO, na sigla em inglês). “É impressionante ver um animal que tenta compensar o sino colocado em volta de seu pescoço”, afirma o Dr. Tim Harrison, do BTO.
Segundo ele, as aves são animais predominantemente visuais. Portanto, colocar uma coleira bem colorida no seu gato também pode ajudar. O especialista acrescenta ainda que os proprietários devem supervisionar o tempo em que deixam seus gatos fora de casa.
Mas o editor do site de relacionamentos PetStreet, Maurice Melzak, alerta para o fato da BTO julgar todos os felinos como culpados. “Alguns gatos são caçadores vorazes, mas a maioria não faz nada. Somente uma minoria deles é responsável pelos danos. Não podemos tratar todos os gatos como igualmente culpados”, diz.
Fonte: PetMag (acessado em 02/06/10)