Quarenta e sete animais passaram pelo mutirão de castração promovido pela Secretaria de Saúde de Arujá no último sábado 31, no Parque Rodrigo Barreto. A cirurgia foi feita em 22 cães e 25 gatos.
A ação foi realizada em conjunto com a ONG Veterinários na Estrada e mobilizou 12 profissionais, que passaram o dia todo na Escola Hermínia Araki atendendo aos moradores que agendaram previamente a castração.
O método utilizado na cirurgia é chamado de técnica do gancho. Segundo a veterinária Amélia Margarida de Oliveira, essa é a melhor forma de realizar a cirurgia porque a incisão feita é pequena e proporciona uma recuperação rápida ao animal.
Mara Moraes, moradora do Parque Rodrigo Barreto, levou sua cadela ao mutirão. “É importante castrar para evitar o crescimento da população de cães e gatos abandonados. Além do mais, minha cachorra Fifi já deu cria três vezes”, disse.
Maria Madalena da Silva, dona da cachorrinha Babi, gostou da oportunidade de realizar o procedimento sem qualquer custo e afirmou que, se não fosse o mutirão, não teria condições de pagar por essa pequena cirurgia.
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Nanci Cordeiro, explica a importância da ação. “A castração é um ato de amor. Castrando o animal, evitamos as crias não desejadas e diminuímos a quantidade de animais que nem sempre são bem cuidados”.
Fonte: Jornal da Cidade (acessado em 04/08/10)