A presença deles entre nós é comum, mas também é perigosa. Encontrar pombos nas praças de Taubaté não é das tarefas mais difíceis. O que nem todo mundo sabe é que essas aves podem causar mais de 50 doenças.
Eles estão por todos os lados nas praças. No chão, a convivência se tornou tão natural que eles caminham entre as pessoas sem se incomodar em dividir o espaço e sem temer a aproximação de animais maiores.
A espécie que ganhou as ruas e a confiança da população é do tipo australiana. Parecem dóceis e inofensivos. São símbolos da paz, mas podem transmitir doenças. A lista inclui enfermidades e complicações podem levar à morte.
“Eles são retransmissores de algumas doenças, principalmente através das fezes. São doenças que podem causar grandes danos à saúde, como doenças pulmonares mais grave”, diz o biólogo da Vigilância Sanitária, Walter Moya.
Algumas famílias parecem não ter receio e levam as crianças para brincar com os pombos na praça. “Criança tem que estar com a natureza. Tem que conhecer tudo quanto é bicho”, diz o aposentado Argeu de Castro.
Os especialistas orientam como deve ser o comportamento da população com os animais. “Não alimente os pombos para não proporcionar o aumento da população. Não deixe frestas, vãos ou outros lugares propícios à procriação desses animais”, explica o biólogo.
Fonte: VNews (acessado em 10/08/10)