Se é verdade que os cachorros são os melhores amigos do homem, qual seria a raça preferida dos donos? Na falta de um levantamento específico sobre o tema, valem as impressões de quem atua na área.
“Em 25 anos de mercado e por meio de nossas análises de marketing, notamos que as pessoas do sexo masculino preferem, em geral, os cães maiores. São animais que, na rotina de quem se exercita, são mais companheiros”, afirma a veterinária e analista de marketing de uma rede de pet shops, Carla Storino. Entre as raças favoritas dos homens, Carla cita o pastor alemão, o border collie, o bull terrier, o labrador e o rottweiler.
Para ajudar seus clientes a fazer a opção certa, o diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, Mário Marcondes dos Santos, diz que sempre explica a importância da escolha responsável. “É preciso saber se o perfil do dono combina com o do cão. O espaço físico também tem de ser considerado. Dá para imaginar um labrador numa quitinete?”
Santos montou uma lista que mostra quais personalidades lidam melhor com alguns tipos de cachorros. Ele diz que o estudo é empírico, mas dá uma ideia de como é importante que o dono seja consciente.
A especialista em comportamento animal e doutoranda do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), Daniela Ramos, concorda.
“O que se vê é que a seleção é feita pela aparência ou por modismos. Às vezes, a raça escolhida tem aptidões e habilidades incompatíveis com a rotina do dono”, diz. Nesse caso, os problemas de comportamento aparecem cedo ou tarde. “Os animais passam a latir excessivamente ou a destruir objetos da casa. Quando os donos procuram ajuda, a situação já está no limite”, afirma Daniela.
Para evitar problemas, a especialista sugere que as pessoas se informem ao máximo sobre o tipo de cão que procuram. Ela cita o exemplo de raças consideradas muito ativas e inteligentes, como o border collie e o pastor de Shetland.
“Esses cães precisam ser estimulados o tempo todo, física e mentalmente. O dono tem de levar para passear, treinar comandos, lançar desafios e jogos educativos. Quem mora em apartamento e não tem uma rotina de atividade física, não pode escolher raças como essas”, diz Daniela.
O advogado Luiz Wambier, 55 anos, diz ter optado pelo border collie justamente por se tratar de um cão muito inteligente. “De manhã, quando vou ao parque e quero levá-lo, ele reconhece meu olhar e sai de casa discretamente para não chamar a atenção dos outros três cães da família”, conta.
Passeios pelas ruas dos Jardins e brincadeiras com bolas também fazem parte do dia a dia de Brian. “Quando é possível, saímos todos juntos (ele, o filho, Pedro, e a mulher, Tereza, com os outros cachorros da família). É uma diversão.”
Combinação canina
O diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, Mário Marcondes dos Santos, elaborou uma lista em que aponta com que tipo de pessoa as diferentes raças de cães combinam. Ele ressalta que o trabalho é apenas empírico.
Estilo avô
* Raças indicadas: maltês, lhasa apso, shih-tzu
* Características: muito indicados para idosos por serem tranquilos e companheiros
Executivos
* Raça indicada: boston terrier
* Características: imponente, determinado e inteligente
Romântico
* Raças indicadas: yorkshire, poodle toy e daschund
* Características: são raças delicadas, que precisam estar junto de pessoas sensíveis
Atleta
* Raças indicadas: golden retriever, pit bull
* Características: podem fazer companhia durante a prática de esportes
Família
* Raças indicadas: o animadíssimo vira-lata e o cocker spaniel
* Característica: raças alegres, que adoram uma bagunça
Roqueiro
* Raças indicadas: dobermann, rottweiler
* Características: raças fortes e robustas combinam com o estilo “durão” do dono
Tradicional
* Raças indicadas: schnauzer, west terrier
* Características: são raças robustas e sóbrias, com comportamento ideal para homens mais clássicos
Surfista
* Raça indicada: labrador
* Característica: adora água e corridas e precisa de espaço. Manter um labrador numa quitinete é impensável
Rural
* Raças indicadas: bernese mountain dog, cão d’água português, perdigueiro
* Características: são raças que gostam de espaço e adoram correr ao ar livre
Jovem
* Raças indicadas: daschund, beagle
* Característica: ativas, essas raças adoram crianças e se identificam com pessoas de espírito jovem
Moderno
* Raças indicadas: whippet, pelado mexicano
* Característica: são cães descolados, ideais para os mais ousados
Antes de adquirir um cão, leia tudo o que for possível a respeito da raça de interesse. Há enciclopédias que trazem informações detalhadas sobre o tema. Peça informações a quem tem um cachorro do tipo que você quer. Um veterinário também pode ajudar.
Quando a raça estiver definida, escolha um criador consciente. Peça indicação a amigos, pois as primeiras semanas de vida do animal são cruciais na formação de sua personalidade. Quando for até lá, observe o ambiente. Verifique, por exemplo, se há contato com humanos, se a alimentação é fornecida de maneira adequada e se os filhotes ficam com a mãe.
Se você for dar um cão de presente, certifique-se de que aquela raça é compatível com o perfil de quem vai ganhar o animal.
Fonte: JC Net (acessado em 16/08/10)