Os serviços da equipe de medicina veterinária da Prefeitura de Pindamonhangaba aumentaram 74,7% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. Os profissionais que atuam no departamento de Agricultura realizaram 1.536 atendimentos até o fim de julho deste ano, contra 871 em 2009.
O diretor de Agricultura, Pedro Aldo Amadei Junior, atribuiu o aumento no número de procedimentos a uma série de fatores, como os investimentos no setor e o aprimoramento dos programas municipais de sanidade (exames de brucelose e tuberculose e vacinação contra brucelose) e reprodução animal (inseminação artificial, palpação retal, descorna, casqueamento sanidade) . “Temos centenas de produtores rurais cadastrados nos projetos da prefeitura e programas de parcerias. Isso faz com que nosso trabalho seja reconhecido pelo produtor, que nos procura para diversos assuntos. Também temos uma equipe capacitada e recebemos investimentos da prefeitura. A soma disso é um grande sucesso”, afirma.
Amadei Junior explica que qualquer produtor pode solicitar os serviços de sanidade e reprodução no departamento de Agricultura. “Atendemos os dois segmentos. Entretanto só realizamos exames de animais dos quais o proprietário faz parte dos nossos programas, que abrangem diversas áreas”, diz.
O veterinário Bruno Salgado afirma que a proximidade e o atendimento ao produtor rural geram melhorias significativas na qualidade dos produtos e criação de animais.
Segundo ele, o acompanhamento dos animais é constante. “Aplicamos a vacina preventiva contra brucelose em bezerras de três a oito meses e, posteriormente, esse mesmo animal recebe sêmen de outro com genética apurada, o que garante cria com qualidade superior”.
Segundo ele, os animais ficam livres de doenças e são assistidos o tempo todo. “As fêmeas, por exemplo, têm a gestação acompanhada e o produtor recebe muitas instruções”, exemplificou Bruno.
“Estamos aprimorando nossas ações e acredito que os produtores estejam satisfeitos com nossos trabalhos. Temos ótimos profissionais e podemos contribuir muito para o desenvolvimento da agricultura no município”, diz Amadei Junior.
Fonte: Vale News (acessado em 23/08/10)