Embrapa, Conexão Delta G e GeneSys planejam identificar até 2012 os genes associados à resistência do carrapato em bovinos das raças hereford e braford. O projeto teve a primeira etapa encerrada em junho deste ano. Entre as atividades, foram realizadas a contagem de carrapatos em amostra de 2,4 mil exemplares de propriedades ligadas à Delta G e a coleta de amostras de sangue para identificar quais são mais ou menos suscetíveis ao parasita.
“Queremos entender a diferença no DNA dos animais e esperamos os primeiros resultados para o ano que vem”, salientou o pesquisador de genética animal da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, na divulgação do estudo ontem na Capital.
De acordo com o proprietário da Estância Guatambu e presidente da Conexão Delta G, Valter Pötter, os gastos com o combate ao parasita e a tristeza parasitária bovina transmitida pelo carrapato são os principais problemas dos produtores na criação de bovinos. “Temos uma população muito grande de carrapatos e os produtos químicos estão falhando.” Dados indicam que os prejuízos causados pelo parasita somam dois bilhões de dólares anuais no Brasil.
Na próxima etapa, realizada por serviço de genotipagem dos Estados Unidos, serão avaliadas as diferenças de DNA a partir de amostras de sangue dos animais.
Fonte: Agronotícias (acessado em 25/08/10)