Bovinos oferecem muito mais que alimento

Há quem diga que o melhor amigo do homem não é o cão, mas a vaca. Por quê? Há muito tempo o bicho fornece muito mais do que carne e leite. Atualmente, é possível aproveitar quase todo o corpo desse animal como matéria-prima para a fabricação de muitos produtos.

O leite é fundamental para a produção de 400 tipos de queijos, requeijão, iogurtes, manteiga e margarina, sem contar bolos e doces. O couro é usado para fazer sapatos, roupas e até gelatina, que também pode ser feita de osso. Essa, por sua vez, dá maciez ao chiclete, chocolate e gomas comestíveis.

São aproveitados ainda os ossos, sebo (gordura do animal), mocotó (tirado das patas), chifres e alguns órgãos.

Os bovinos não fornecem apenas alimentos e matéria-prima para fabricação de produtos. A força do animal também começou a ser usada para transportar objetos muito pesados há milhares de anos. Foi fundamental para a agricultura, carregando o arado da terra (que a deixa mais adequada para receber as sementes). Mesmo antiga essa técnica ainda é utilizada em regiões mais pobres.

Nos últimos anos, os bovinos se transformaram em vilões da natureza, na opinião de alguns especialistas. Eles afirmam que a pecuária consome mais espaço e água do que a plantação de grãos, por exemplo. Além disso, quando não é feita corretamente, causa erosão do solo. Outro problema é quando o homem desmata a floresta para transformar a área em pasto.

Os gazes estomacais e intestinais dos bovinos também causam polêmica. Liberam gás metano, considerado pior do que o gás carbônico para desenvolvimento do efeito estufa. É produzido por bactérias presentes no estômago do animal.

Cientistas afirmam que o consumo de carne permitiu o desenvolvimento do cérebro humano, há milhões de anos. O alimento forneceu mais energia para que o órgão crescesse.

Produtos derivados do animal

*Couro – Usado na fabricação de sapato, cinto, casaco, luva, calça, colete, tapete, sofá, cadeira, estofamento de veículos, bola e gelatina. Há dois tipos de gelatina, a em pó utilizada como sobremesa e outra usada como ingrediente para fazer cosméticos, fita adesiva, fósforo, medicamentos em cápsulas, adoçante, vinho e chiclete.

*Sebo – Serve para fazer sabonete e xampu, entre outros cosméticos, além de sabão, detergente, ração, lápis e tintas.

*Ossos – Usado na produção de artesanato, peças de cerâmica, cabos de talheres, velas, adubo, botão, pente e gelatina.

*Chifres e cascos – Dão forma a bijuterias, berrantes e adubos.

*Intestino – Uma das substâncias usadas na produção de anti-inflamatórios.

*Mocotó – utilizado na fabricação de graxa para sapato

Os bovinos têm grande importância para a economia brasileira. Rendem anualmente bilhões de dólares com a venda de carne. Calcula-se que existam 200 milhões de cabeças de gado no País (cuja população de pessoas é de 191 milhões). No mundo, chega a cerca de 1,4 bilhão. O Brasil é o maior exportador de carne e tem o maior rebanho comercial.

Fonte: Diário do Grande ABC (acessado em 30/08/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40