O Brasil é o país com a maior diversidade de crocodilianos do mundo, com seis espécies, e também é o mais atrasado em legislação e comercialização da carne do jacaré. O manejo dos animais e a comercialização da carne de jacarés e crocodilos são algumas das discussões entre especialistas reunidos esta semana em Manaus (AM), para o 20º Working Meeting of the Crocodile Specialist Group IUNC/SSC (Encontro do Grupo de Especialistas em Crocodilos).
No Brasil, há uma população estimada de seis milhões de jacarés só na Amazônia. O abate é realizado em escala pequena em Rondônia, mas o abate mais conhecido é feito no Pantanal. O especialista em crocodilos da Flórida (EUA) Allan Woodward afirma que precisa haver cuidado do manejo do animal em relação à sua população. “Em parques onde há 350 jacarés, só é permitido o abate de 10% e por aí vai, numa escala de 0 a 15%”, explica.
Na China, em censo realizado no ano passado, foi constatado que havia uma população na natureza de apenas 250 crocodilos. Em cativeiro eram 10 mil. O país, este ano, começou um projeto para aumentar a população de crocodilos na natureza.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul (acessado em 14/09/10)