Governo reduz burocracia para liberar medicamentos veterinários importados

O governo federal reduziu a burocracia na liberação de ração e medicamentos veterinários importados. A mudança deve resultar em preços melhores ao consumidor, já que a concorrência com o produto nacional vai aumentar.

O produtor rural Ademir Cenci faz os cálculos. Para manter o rebanho saudável, desembolsa em média R$ 90 todo mês com a alimentação de cada animal, sem contar os gastos com remédios e vacinas.

“O produtor organizado que compra associado a uma cooperativa consegue amenizar o impacto do custo porque aumenta o poder de compra e consequentemente de barganha com os fornecedores. Mas ainda é um custo significativo”, afirma o produtor Alexandre Cenci.

Os preços altos podem estar com os dias contados, já que o Ministério da Agricultura resolveu simplificar os procedimentos para importação de alguns produtos como remédios, vacinas e rações.

“Hoje nós eliminamos da necessidade de anuência prévia todos os produtos que são registrados no Ministério. Ficaram apenas aqueles que não são registrados no Ministério da Agricultura e que, porventura, tenham alguma fórmula de risco embutida na sua composição”, diz o diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários do Ministério, Adauto Lima Rodrigues.

A medida também deve facilitar o trabalho dos fiscais agropecuários, que levavam mais de 50 dias para liberar a entrada das mercadorias no País, até das que já tinham registro. Para a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, o consumidor sairá ganhando, já que a concorrência deve alterar os preços.

“Com a entrada desses produtos, as indústrias que têm similares no Brasil vão procurar aperfeiçoá-los e torná-los mais baratos e competitivos”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio Moura.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária informou, em nota, que a alteração é benéfica, mas descarta redução de preços ao consumidor.

Fonte: Canal Rural (acessado em 21/09/10)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40