Moradores do bairro São Carlos III, em São Carlos, reclamam da grande quantidade de pombos no local. O Centro de Controle de Zoonoses do município recebe, por semana, uma média de cinco reclamações por causa das aves.
A moradora Edite de Araujo afirma que a rotina diária da família é dificultada pelas das aves. “As crianças não podem brincar no quintal, a gente não consegue usar o espaço da residência por conta do problema” diz.
Segundo o chefe da Divisão de Zoonoses, Guilherme Santini Marrara, a presença dos pombos representa um risco à saúde pública. “Hoje existem relatos de cerca de 60 doenças associadas a essa ave. Pessoas que passam por tratamento de câncer ou HIV podem desenvolver um problema respiratório grave” diz.
Marrara ainda afirma que os animais se aproximam das casas em busca de alimentos que, em muitos casos, são oferecidos pela própria população. Para coibir essa atitude, um trabalho de conscientização é feito nas praças, mas a prefeitura negocia parcerias para maior divulgação.
Fonte: EPTV (acessado em 21/09/10)