Eles ficam sob o sol escaldante a maior parte do dia e puxam quilos e mais quilos pelas ruas da cidade. Os cavalos e éguas são parceiros inseparáveis de carroceiros que ganham a vida levando e buscando sucata e, muitas vezes, não recebem os cuidados que precisam.
Pensando em reverter essa situação, uma equipe de veterinários do Centro Universitário Moura Lacerda decidiu reativar um projeto antigo que havia sido interrompido por falta de procura. O Projeto Carroceiros visa atender gratuitamente cavalos e éguas utilizados na tração de carroças que levam sucata pelas ruas da cidade. O centro cirúrgico da unidade foi reformulado e será inaugurado dia 14 de outubro.
O veterinário responsável pelo atendimento de animais de grande porte, Pedro Costa, diz que quando o projeto começou há alguns anos, a equipe chegou a atender cerca de 40 cavalos em apenas um dia. Agora a intenção é procurar novos pacientes.
Segundo Pedro, o hospital veterinário tem capacidade para realizar cirurgias, internações e aplicar medicação gratuitamente para animais de carroceiros, que apenas custeiam o valor da ração e feno.
Além de cuidar dos animais, a equipe veterinária orientará os proprietários sobre questões de saúde animal e de atitude dos proprietários. “Tento não reprimir nenhum comportamento porque muitos deles não têm conhecimento nem informação. Muitas vezes, o dono do animal busca informação em casas agropecuárias porque não conhece outro caminho. Aqui nós fazemos esse trabalho de conscientização”, diz o veterinário.
O serviço prestado gratuitamente aos carroceiros envolve também questões públicas, já que resgata a saúde do animal, evita transmissão de doenças e retoma os cuidados domésticos, muitas vezes negligenciados.
Fonte: Gazeta de Ribeirão (acessado em 29/09/10)