USP de Piracicaba planeja construir novo laboratório para estudos genômicos

A USP de Piracicaba planeja construir um novo laboratório para estudos genômicos. O anúncio foi feito pelo engenheiro agrônomo da Esalq-USP Luiz Lehmann Coutinho durante o 56º Congresso Brasileiro de Genética, no Guarujá (SP).

A obra terá apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) mas ainda não teve início. Os equipamentos começarão a ser importados em breve pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e deverão ser colocados em uso antes mesmo de o prédio ficar pronto.

De acordo com Coutinho, os aparelhos vão permitir a realização de pesquisas simultâneas e devem agilizar os resultados. Em um dos projetos da universidade, por exemplo, que estudou variações na sequência genética (polimorfismos) de frangos, os pesquisadores usaram, numa varredura do DNA, 120 marcadores genéticos.

Esses marcadores são trechos do DNA que ajudam a identificar a presença de um gene que determina características observáveis (fenótipos) de um animal. Com os equipamentos novos, poderão ser pesquisados em média 50 mil marcadores.

Genética do frango

Um dos genes já estudados pela equipe em duas linhagens de frango importantes na avicultura (uma de corte e outra de postura) é a miostatina (ou GDF-8), que age limitando o crescimento muscular.

Os pesquisadores constataram que o gene é ativado de modos diferentes nas duas linhagens. Esse processo ocorre também com mais de uma centena de outros genes.”Quando o gene da miostatina não é encontrado, há hipertrofia do músculo. Isso pode acontecer também em bois”, explica Coutinho.

Fonte: Avicultura Industrial (acessado em 29/09/10)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40