Gado está morrendo misteriosamente em propriedades do oeste paulista

Quase 200 cabeças de gado morreram, na última semana, em propriedades de municípios do oeste de São Paulo. As causas ainda são desconhecidas. O pasto virou um cenário de morte. É um mistério para o criador Basílio Guímaro, que tem a propriedade há anos e nunca tinha visto algo assim. Em apenas dez dias, 30 dos 45 animais do sítio morreram. “Na segunda-feira, cheguei aqui e já tinha cinco caídas. Na terça-feira, tinha mais 15, e na quarta-feira, o restante completou 30 cabeças”, conta seu Basílio.

Para tentar descobrir as causas das mortes, foram feitos exames de sangue dos animais, que não apresentaram problemas. “Existe a coincidência de chuvas na região com queda de granizo, que podem também ter acometido os animais, pois eles já vêm de um pastejo deficiente devido à longa estiagem de chuva. Pode ser um fator que tenha agravado ou desencadeado qualquer tipo de problema. Ainda fica aberta a suspeita clínica e nós estamos esperando o laudo necroscópico”, explicou o veterinário da Secretaria da Agricultura de São Paulo Leonardo Martins.

Perder o gado significa um prejuízo de mais de R$ 30 mil. Mas não é só isso. Seu Basílio não esconde a tristeza ao ver o sofrimento do animal. O touro, que há cinco dias está deitado, foi o único animal que ainda está vivo com sintoma parecido com os dos que morreram na propriedade. Ele não tem força para se levantar. O tratamento é à base de medicamentos e muito soro.

Até agora, foram registradas oficialmente as mortes de 199 animais em quatro cidades do Pontal do Paranapanema. De acordo com a Defesa Agropecuária de Presidente Venceslau, um especialista em criação de bois deve visitar a região para examinar os animais doentes.

Fonte: Beef World (acessado em 06/10/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40