Uma operação conjunta entre as polícias de Ribeirão Preto e Campinas, no interior de São Paulo, prendeu nesta segunda-feira uma quadrilha especializada no roubo de gado. Oito pessoas foram presas. Somente na região de Ribeirão, a quadrilha seria responsável pelo roubo de 500 cabeças. Eles agiam há pelo menos um ano e meio e, ao todo, 23 suspeitos já foram presos.
“Cerca de 40 pessoas fazem parte da quadrilha, entre aqueles que arrebatavam até o receptador final. As investigações vão continuar e as outras pessoas certamente serão presas”, diz o delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto, José Gonçalves Neto.
Os suspeitos foram presos em residências em Hortolândia, Sumaré, Campinas e Jarinu. A polícia também apreendeu quatro revólveres calibre 38, quatro espingardas e munição. Todos os suspeitos já tinham mandado de prisão expedido pela Justiça. Dois dos presos eram procurados também por um latrocínio cometido em Tocantins.
A operação foi comandada pela Delegacia de Investigações Gerais de Ribeirão Preto. Oitenta investigadores trabalharam no caso. Cinco suspeitos já foram transferidos para a DIG de Ribeirão. Os demais permanecem presos em Campinas.
De acordo com a investigação, a quadrilha roubava o gado e depois repassava os animais para o abate e também para revenda. As investigações prosseguem para tentar identificar os receptadores.
Outros seis integrantes da mesma quadrilha foram presos no dia 31 de outubro, em Vinhedo, na região de Campinas. Na ocasião, três caminhões com 58 animais foram recuperados.
Fonte: o Globo (acessado em 19/10/10)