Além de debater temas atuais para nutrição animal, como sustentabilidade, uso da nutrição de precisão para diminuir o impacto ambiental, novas inter-relações da nutrição entre outros, o IV Congresso Latino Americano de Nutrição Animal (Clana) terá espaço para a redução de custos na produção.
O assunto será abordado pelo professor da Universidade Federal de Lavras, Marcos Neves Pereira. Ele vai mostrar os recentes avanços em limites nutricionais para formulação de carboidratos em dietas para vacas leiteiras.
Carboidratos, divididos em fibrosos e não-fibrosos, são o maior grupo de nutrientes na dieta de bovinos e representam cerca de 70% da matéria seca total ingerida. Apesar de não ser o maior custo por unidade de nutriente, é o maior custo diário por vaca.
Forrageiras, subprodutos fibrosos e grãos diferindo no processamento são fontes desses nutrientes. Compreender a exigência nutricional de carboidratos é necessário para o uso tecnicamente correto dos ingredientes. A manipulação do teor nutricional e da forma física dos carboidratos se relaciona à acidose ruminal, ao consumo de matéria seca e ao teor de gordura e proteína do leite.
Voltado a profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de nutrição animal e demais profissionais com interesse na área, o IV Clana terá 36 palestras, divididas em aves, suínos e bovinos (corte e leite). O evento apresentará também trabalhos científicos exclusivos, selecionados pelo comitê científico entre mais de 150 pôsteres enviados para avaliação.
Fonte: Agrolink (acessado em 10/11/10)