Projeto prevê proteção total aos animais de Piracicaba (SP)

A Prefeitura de Piracicaba encaminhou à Câmara dos Vereadores, ontem (22), o projeto de lei complementar que garante a defesa da chamada fauna urbana, ou seja, animais domésticos, contra maus-tratos. Desde que o Executivo vetou a propositura nº 128/2010, já havia o compromisso com a sociedade de encaminhamento desta proposta.

O procurador-geral Milton Sérgio Bissoli destacou que o projeto altera dispositivos do Código de Posturas (Lei Complementar 178/2006) e não fere normas e leis federais ou estaduais, entre elas as que se referem a questões de saúde pública. “Se havia, por parte da Câmara, a preocupação com os animais domésticos, a Prefeitura também está atenta a essa questão. Por isso, reuniu-se com as entidades de defesa dos animais para a formatação de uma nova proposta”.

Bissoli destacou que o Artigo V do novo projeto pune com multa quem demonstrar intenção ou executar ações comprovadamente de maus-tratos a animais, como abandono em vias públicas, agressão, espancamento, privação de alimentação e confinamento inadequado. Anteriormente, o Artigo 105 da Lei 178/2006 previa apenas uma multa administrativa, o que não coibia condutas de maus tratos ou crueldade. A nova proposta prevê multa que varia de R$ 150 a R$ 1.500.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, defendeu a apresentação do novo conteúdo respeitando o mérito do projeto anterior. Ele lembrou que sua pasta já apóia ações de conscientização contra agressão aos animais.

Fernando lembra que, nos últimos anos, a Prefeitura vem investindo na melhoria da infraestrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em campanhas institucionais contra maus-tratos de animais e posse responsável.

No CCZ, está em construção um novo e moderno canil, com 40 baias individuais para cães, 20 para felinos e seis para isolamento. Estão projetadas também salas de banho, cirurgia, vacina e recepção com sala de administração.

Fonte: Gazeta de Piracicaba (acessado em 23/11/10)

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma tela de computador com texto DT-e

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br