Desde sua inauguração, em março de 2009, a inspetoria da Guarda Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo tem atuado fortemente na proteção das áreas verdes do município, garantindo qualidade de vida à população. Até agora, já foram atendidas 667 ocorrências, em sua maioria averiguações de crimes ambientais, captura e apreensão de animais silvestres, e despejo de entulho.
As ocorrências são resultado das diversas rondas terrestres e aquáticas na região do Riacho Grande, onde está instalada a sede da inspetoria, que superam a marca de 23,5 mil ações. “Além do trabalho das rondas, a população tem se apresentado como uma grande parceira. Muitas vezes, as pessoas denunciam por telefone e e-mail, dos casos mais corriqueiros aos mais complicados”, afirma a inspetora da Guarda Ambiental, Rosângela Correia.
Em novembro, a Guarda Ambiental fez grandes autuações. No Bairro Alto da Serra, cinco pessoas foram flagradas em crime de pesca predatória com tarrafa. O grupo foi conduzido à Delegacia de Investigações sobre Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma). Esse tipo de pesca é proibido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) durante o período de proteção à reprodução dos peixes nas bacias hidrográficas da Região Sudeste, compreendido de 1º de novembro a 28 de fevereiro.
Outro flagrante da Guarda foi de um crime de poluição ambiental no Bairro Alvarenga, onde um caminhão caçamba foi localizado despejando entulho no antigo lixão. O caminhão foi apreendido e o indiciado responderá processo.
Além da atuação flagrante de crimes ambientais, um dos papéis desenvolvidos pela Guarda Ambiental é o de orientação sobre questões em geral. O efetivo da inspetoria, composto por 38 guardas, passa constantemente por cursos de capacitação, como o curso especial para tripulação de embarcações de Estado no serviço público, oferecido pela Marinha e Corpo de Bombeiros; curso de operação e salvamento em situação de enchente; curso de manejo de animais silvestres; curso de manejo de anfíbios, répteis, e animais peçonhentos; e curso de combate a fogo em mata, entre outros.
Fonte: Rede Bom Dia (acessado em 30/11/10)