Capivaras do Lago do Taboão, em Bragança Paulista (SP), serão removidas

Em 2011, o Lago do Taboão, um dos cartões postais de Bragança Paulista, vai ter um novo visual. As capivaras que vivem lá serão retiradas.

Foram duas horas de reunião entre a prefeitura e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para decidir sobre o futuro dos animais. O encontro foi realizado após a Justiça Federal determinar, por meio de uma liminar, que as capivaras fossem retiradas da cidade. A próxima reunião vai ser no dia 16, na Secretaria do Meio Ambiente.

“Estamos há mais de um ano procurando com o auxílio do Ibama e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) uma solução para este caso”, afirma o prefeito de Bragança Paulista, João Afonso Sólis.

Bragança Paulista tem 120 capivaras espalhadas pela área urbana. Cerca de 30 vivem há mais de dois anos no Lago do Taboão. A nova moradia proposta durante a reunião é o Lago dos Padres, que fica a cerca de um quilômetro do atual endereço dos animais.

“A ideia original de transferir 120 capivaras acabou se transformando em um piloto de manejo de 30 animais para uma área mais adequada”, explica o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Gilberto de Oliveira.

A remoção, segundo a Secretaria, só deve ser realizada no ano que vem. Ainda será feito um estudo do local para que o Ibama possa autorizar a transferência.

Fonte: VNews (acessado em 07/12/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40