Em 2011, o Lago do Taboão, um dos cartões postais de Bragança Paulista, vai ter um novo visual. As capivaras que vivem lá serão retiradas.
Foram duas horas de reunião entre a prefeitura e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para decidir sobre o futuro dos animais. O encontro foi realizado após a Justiça Federal determinar, por meio de uma liminar, que as capivaras fossem retiradas da cidade. A próxima reunião vai ser no dia 16, na Secretaria do Meio Ambiente.
“Estamos há mais de um ano procurando com o auxílio do Ibama e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) uma solução para este caso”, afirma o prefeito de Bragança Paulista, João Afonso Sólis.
Bragança Paulista tem 120 capivaras espalhadas pela área urbana. Cerca de 30 vivem há mais de dois anos no Lago do Taboão. A nova moradia proposta durante a reunião é o Lago dos Padres, que fica a cerca de um quilômetro do atual endereço dos animais.
“A ideia original de transferir 120 capivaras acabou se transformando em um piloto de manejo de 30 animais para uma área mais adequada”, explica o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Gilberto de Oliveira.
A remoção, segundo a Secretaria, só deve ser realizada no ano que vem. Ainda será feito um estudo do local para que o Ibama possa autorizar a transferência.
Fonte: VNews (acessado em 07/12/10)