A chegada das férias traz dois grandes problemas para os cães. Eles sofrem com o barulho da queima dos fogos de artifício na virada de ano e ainda correm o risco de serem abandonados por seus donos. Grande parte pessoas vai viajar durante as férias de final de ano e, por não terem onde deixar o seu animal de estimação, muitas acabam abandonando os animais nas ruas.
A veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté, Milene Yemini, explica que nessa época existe um grande aumento no número de cachorros deixados nas ruas da cidade.
De acordo com ela, o CCZ não comporta um número maior de animais. “Já estamos com nossos canis lotados e não temos condições de receber mais animais. Nesta época, aumenta o número de abandonos e não conseguimos doar com facilidade, principalmente cães adultos”.
Abandonar animais é crime. A atitude é considerada uma forma de maus-tratos, pois o animal passa fome e sede e, muitas vezes, acaba vitima de atropelamentos. Além disso, ainda existe o risco de transmissão de doenças à população e agressão por parte do animal, que geralmente fica assustado.
“Infelizmente ainda não conseguimos resolver o problema do abandono. São pessoas irresponsáveis que, em vez de procurar um hotel de animais ou um parente que fique com o cachorro durante as férias de fim de ano, acabam optando por abandonar o animal”, afirma Milene.
O CCZ de Taubaté aposta na conscientização das pessoas sobre a posse responsável e a castração, orientando e alertando as pessoas de que o animal é sua responsabilidade.
Fonte: Vale News (acessado em 09/12/10)