A partir deste mês, o setor de apicultura do Brasil passa a contar, pela primeira vez, com um planejamento estratégico setorial e de exportação. O documento representa um grande avanço para o setor. Outra novidade é o convênio firmado recentemente entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel). A parceria resultou na criação do projeto e da marca Honey From Brasil. Em dois anos, serão investidos R$ 1,3 milhão em ações que podem gerar R$ 90 milhões em exportações no mesmo período para as cerca de 25 empresas participantes do projeto.
O objetivo do planejamento é promover, nacional e internacionalmente, de forma sustentável, a integração, a produção e a comercialização da cadeia produtiva de mel e demais produtos das abelhas e dos setores relacionados. O documento contará com quatro agendas de trabalho: política, produção, governança e mercado.
“A apicultura brasileira só vai se solidificar se forem construídas ações estruturantes de mercado nacional e internacional. Por meio do planejamento, foi possível verificarmos as estratégias necessárias para promover toda a cadeia produtiva brasileira. A criação desse documento representa grande avanço, tendo em vista que outros países já atuam no mercado norteados por seus planejamentos estratégicos, a exemplo da Argentina, China, México e Austrália”, afirma a presidente da Abemel, Joelma Lambertuci de Brito.
Exportação
O convênio firmado entre a Apex e a Abemel terá vigência de dois anos. Nesse período, por intermédio do Projeto Honey From Brasil, será promovida a internacionalização de empresas brasileiras de produtos apícolas, o aumento das exportações e do valor comercializado dos produtos, e o fortalecimento da imagem setorial dos produtores e das empresas nos mercados nacional e internacional.
Inicialmente, o Brasil irá atuar em quatro mercados prioritários, Alemanha, Arábia Saudita, Estados Unidos e Japão. Para 2011, estão previstas missões comerciais ao Oriente Médio e ao Japão para prospecção de oportunidades de negócios, participação de empresas nas principais feiras internacionais do setor, como a Apimondia, na Argentina e a Foodex, no Japão, e outras ações de promoção comercial, como a participação de empresas na Fórmula Indy 2011/2012. Sobre esta última ação, a ideia é levar, com tudo pago, clientes potenciais da marca Honey From Brasil para assistir às competições automobilísticas. “Trata-se de uma estratégia para fidelizar o cliente”, explica Joelma.
Com objetivo de promover a imagem de sustentabilidade e inovação, o projeto prevê ainda a reestruturação do website Honey From Brasil, que servirá como portal de informações e notícias. “Será um espaço de inteligência competitiva comercial. Na página, estará disponível um banco de dados sobre o setor”, diz Joelma.
O presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Cunha, afirmou que a entidade está empenhada em apoiar o desenvolvimento das ações para disseminar a marca Honey From Brasil pelo mundo.
Segundo ele, a Fundação Banco do Brasil, que celebra nesta quarta-feira (8) 25 anos de criação, irá custear a contrapartida dos recursos que deverão ser investidos no projeto pela CBA e apicultores. “Cinquenta por cento dos investimentos serão oriundos da Apex e os demais ficarão por conta da Fundação Banco do Brasil. O apoio é fundamental, já que 85% da produção de mel no País vêm da agricultura familiar”, avaliou.
Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária (acessado em 10/12/10)