O fim de ano é conhecido tradicionalmente como uma das principais datas em resultados de vendas no varejo. O clima natalino remete as pessoas a lembranças carinhosas da família e da infância, deixando-as mais abertas às compras. Tema recorrente de decorações do varejo, o Natal é um bom momento de vendas não só para o grande varejo. Os pet shops também aproveitam esse período para lucrar mais e aumentar o relacionamento com os clientes. O grande desafio é trazer para a loja a atmosfera do Natal. A data, por si só, já possui um apelo comemorativo muito especial, que deve ser lembrado nos pet shops.
O diferencial desse canal é a emoção. Os shoppers, ou seja, os compradores de pet shops, amam seus bichinhos e o consideram parte da família ou bons amigos. Estimular esse contato e o amor que sentem é uma excelente oportunidade de atender às necessidades deles e criar desejos de compra.
Geralmente, boa parte das visitas a pet shops é para banho e tosa. No entanto, com a comunicação apropriada, é possível orientar o shopper sobre comida para o pet, produtos para o banho e até novidades e acessórios para os animais. Essas sugestões funcionam como um convite à compra, principalmente quando acompanhadas de uma forma atrativa de exposição e comunicação.
Para compor o clima de Natal na loja, não é preciso necessariamente a ajuda de uma agência especializada. O próprio lojista pode criar a atmosfera com uma decoração personalizada na loja. O primeiro impacto dessa ambientação é a diferenciação, porque cria um dinamismo no ambiente e é algo diferente do que os clientes estão acostumados a encontrar no espaço. A decoração pode ser feita também em cantinhos especiais da loja, como “o cantinho do Natal”.
Ícones relacionados à data, como presentes, bonecos de neve e árvores de Natal são excelentes para compor cenários especiais, além de serem itens facilmente encontrados em lojas de decoração e armarinhos. As cores também ajudam nesse processo. O vermelho, o branco e o verde, utilizados em conjunto, nos levam inconscientemente ao Natal.
Nessa época, vale também criar uma campanha especial convidando o cliente a pensar em um presente para seu pet. Por que não presentear o cão, o gato ou o passarinho, que também fazem parte da família? Mensagens de incentivo ao amor e à possibilidade de presentear o pet são ideais para criar o estímulo necessário à compra.
Outra boa oportunidade é promover um “amigo secreto pet”, que inclua os bichinhos cadastrados na loja em um amigo secreto diferente e propor um maior relacionamento entre os clientes. Uma versão diferenciada dessa ação é sugerir a inclusão do pet no amigo secreto da família. A atividade é capaz de aproximar o pet de toda a família, gerar um momento de descontração no ambiente familiar e mostrar que o pet shop é uma extensão do amor que o dono tem ao seu bichinho.
Criar kits de presentes aproveitando as tradicionais meias de Natal, também é uma ótima iniciativa. Espalhar mensagens de incentivo na loja, como, por exemplo, “Esse é o alpiste que o seu passarinho gostaria de ganhar”, é uma boa oportunidade de identificar sugestões de presente e ainda estimular os funcionários da loja nas vendas, lembrando o que é possível sugerir.
Músicas e essências também podem ser aproveitadas na loja. É possível pensar em um CD com as principais músicas natalinas e perfumes de velas e demais “cheiros de Natal”. Esses ingredientes criam uma atmosfera acolhedora e deixam o consumidor mais sensível, afinal, brincar com os sentidos resulta em um conjunto de percepções muito positivo sobre o ambiente. Para não cansar os funcionários da loja, esses trunfos podem ser priorizados nos fins de semana ou nos períodos de maior circulação no pet shop.
Muitas vezes, falta sensibilidade ao pet shop para entender e interpretar as vontades do consumidor. Um grave erro de algumas lojas é tentar se parecer com um supermercado. Na verdade, esse perfil torna a loja fria e tira dela o seu principal atrativo, o laço emocional dos donos com seus pets.
Os pet shops têm uma grande oportunidade se souberem aproveitar as datas comemorativas em favor do relacionamento com os clientes.
Fonte: DCI (acessado em 17/12/10)