A pesquisa Radar Pet, divulgada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), mostrou que 55% dos cães dormem dentro de casa e 23% dentro do quarto. Em quase todos os casos, a história é a mesma. Os donos adquirem o cão filhote e, para que eles não chorem a noite toda, acabam colocando o pet na cama. Um hábito difícil de mudar quando o animal entra na fase adulta.
Liz está com cinco anos e, desde filhote, dorme com sua dona, a estudante Letícia Regina Tavares de Miranda. A jovem conta que, quando a cadela chegou à sua casa, tinha medo de ficar sozinha. “No começo, tentei colocar um som baixinho para ela não chorar, mas a única coisa que a fazia parar era quando eu a colocava na minha cama”, disse.
Letícia afirma que ama dormir ao lado de Liz e está sempre alerta com a saúde e higiene da cadela para tê-la em sua cama. “Eu sempre olho se ela tem feridinhas no corpo, raramente saio com ela para passear. Geralmente só ando com ela no carro ou no colo. Além disso, ela adora tomar banho, está sempre cheirosa e gosta de usar roupinhas e laços”, afirmou a estudante.
Cuidados com a saúde do animal
De acordo com a médica veterinária Ronivaina Almeida, desde que sejam tomados cuidados com a saúde do animal, não há perigo de colocá-los para dormir na cama. “Mas é preciso que o cão ou gato esteja com o cartão de vacinação em dia e sempre protegidos com medicamentos que combatem pulgas e carrapatos. Também é necessário que o animal faça consultas regulares ao veterinário”, afirmou.
A veterinária só contraindica animais na cama de donos alérgicos ou pessoas com imunidade muito baixa.
Comportamentalista canina desaconselha
A comportamentalista canina Hetyene Borges não aprova o hábito de dormir com animais de estimação na cama. “A questão é que, na verdade, o ser humano projeta suas carências e frustrações nos animais, prejudicando a mente deles”, disse.
Na opinião da comportamentalista, o ser humano divide a cama com o cachorro, leva o animal para sessões de embelezamento em pet shops, compra roupinhas e adornos para ele, tudo para satisfazer seus próprios desejos. “Nada disso faz parte do mundo canino. O cão é feliz sendo cão e ser cão significa ser útil. Isso acontece quando ele dorme do lado de fora de casa e se sente no dever de cuidar do território. Um animal é feliz quando realiza tarefas e recebe algo em troca. O cachorro fica satisfeito em executar funções para ajudar sua matilha”, afirma ela.
Fonte: Correio de Uberlândia (acessado em 03/01/11)