A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catanduva, por meio do Centro de Zoonoses, alerta a população para o risco de escorpiões nesta época do ano. Períodos de calor e chuva, como o verão, são ideais para o aparecimento do animal.
Isso acontece porque após um período chuvoso o habitat do escorpião fica alagado e ele invade o ambiente doméstico. Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. O acidente com pessoas geralmente ocorre quando se encosta a mão ou o pé no animal.
Em 2010, a SMS registrou 102 casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos, sendo 69 de moradores de Catanduva e 33 da região. Além de escorpiões (79), os acidentes envolveram serpentes (9), aranhas (12) e abelhas (2).
“Os escorpiões podem se esconder próximo às residências, como em terrenos abandonados com entulhos, em materiais de construção, embaixo de pedras, no mato, lixo, em lenhas, tijolos, telhas, entre outros pontos”, especifica o veterinário chefe de seção de Controle de Zoonoses na cidade, Lincoln Horita.
De acordo com o especialista, nas residências eles são comuns em saídas de esgoto, ralos e caixa de gordura.
“Procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso é importante combater o aparecimento de insetos em casa. Os inseticidas não são eficazes contra escorpiões e podem gerar um risco ainda maior de acidente”, explica.
Conheça algumas dicas para evitar acidentes com escorpiões:
– Verifique calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
– Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
– Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
– Evite que lençóis toquem o chão;
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo;
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
Para evitar a presença de escorpiões nas residências, é preciso tomar os sgeuintes cuidados
– Não deixe acumular lixo ou entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências;
– Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões, como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento e locais com umidade, entre outros;
– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
– Mude periodicamente de lugar materiais de construção armazenados nos quintais e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização desse trabalho;
– Retire de parede e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
– Elimine fontes de alimento para escorpiões, como baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
– Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
– Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (como coruja e joão-bobo), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos, galinhas e gansos, entre outros;
– Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.
Fonte: Rede Bom Dia (acessado em 07/01/11)