Programas beneficiam produtores rurais em Pindamonhangaba (SP)

Os programas implantados pela Prefeitura de Pindamonhangaba na agricultura estão beneficiando centenas de produtores em toda a cidade. As melhorias se estendem a todo o setor agropecuário e muitos dos produtores são atendidos por mais de um programa.

O produtor Joaquim Francisco da Silva é um exemplo. Ele começou a participar dos projetos em 2005. Silva possui um sítio no bairro do Pinga, onde cria bovinos para extração de leite e tem algumas plantações. Inicialmente, começou a ser atendido pela Patrulha Agrícola e posteriormente pelo Balde Cheio, que hoje é chamado de Cati Leite. Além disso, é beneficiado pelos programas de transporte de calcário, sanidade animal, reprodução e Leite Legal, que aborda a qualidade do produto.

“Fui me informando sobre tudo o que a Prefeitura oferecia para os produtores e fiz minha inscrição. De lá para cá, minha produção melhorou muito”, afirma.

Antes do auxílio da Prefeitura, Joaquim extraia, em média, apenas 3,5 litros de leite de cada animal por dia e o produto ficava parado. “O leite era muito pouco e eu não conseguia vender. Só fazia vendas pequenas para conhecidos. Hoje cada uma das minhas vacas produz em torno de 15 litros por dia e eu consigo vender tudo”, conta

“Com o Cati Leite, o acompanhamento da produção, a instrução, o programa de sanidade animal e o controle de qualidade, conseguimos viabilizar a entrada do produtor Joaquim Francisco da Silva como fornecedor de cooperativas de leite”, afirma o diretor de Agricultura, Pedro Aldo Amadei Junior.

De acordo com ele, o criador sempre se mostrou interessado. “Temos centenas de produtores dedicados e ele é um desses exemplos. O empenho dele e da família, bem como nosso acompanhamento técnico foram responsáveis pela viabilização do sucesso na produção”, diz.

De todos os programas oferecidos pela Prefeitura, um em especial é o favorito de Silva. “O centro de recria de matrizes melhorou a genética dos meus animais. Essa e outras ações permitem que minha propriedade caminhe para o sucesso”.

Fonte: Vale News (acessado em 21/01/11)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40