Programa da Prefeitura de Pindamonhangaba (SP) melhora qualidade do leite

Pindamonhangaba está priorizando a atividade leiteira visando sua qualidade. A prefeitura da cidade oferece assistência ao produtor de leite que é orientado para atender os parâmetros de qualidade de acordo com a Instrução Normativa (IN-51) e os resultados trazem benefícios e lucros aos produtores.

O programa Leite Legal é destinado ao treinamento e melhoramento da qualidade leiteira, onde produtores integrantes do programa Cati Leite são monitorados e acompanhados mensalmente através de análises realizadas pelo laboratório Cliníca do Leite, da Esalq-USP USP.

Os resultados foram significativos em todos os parâmetros, atingindo o objetivo da IN51 até julho de 2011.

Para atender aos parâmetros necessários, a Prefeitura presta assistência técnica ao produtor, capacitando-o em relação ao manejo de higiene dos utensílios e equipamentos utilizados no processo de ordenha, além do controle e tratamento de mastites, que são inflamações na glândula mamária.

“Estamos evoluindo na produção e qualidade e ficamos dentro de todos os parâmetros exigidos. Em maio, na proxima avaliação, devemos ter indicadores ainda melhores. O produtor que seguir e participar do Leite Legal vai conseguir bonificação e vai ter um animal produzindo mais leite de qualidade e com menos gastos com insumos e medicamentos”, conclui o diretor de agricultura Pedro Aldo Amadei Júnior, o PA Junior.

Fonte: Vale News (acessado em 11/02/11)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40