A Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza no dia 14 de março, em Araçatuba (SP), o I Workshop Internacional de Genômica Aplicada à Pecuária. O evento contará com a presença de pesquisadores dos EUA e Canadá, além de representantes de empresas do setor de análises genéticas e de biotecnologia.
Os organizadores do encontro esperam receber 250 participantes. Dentre os temas a serem discutidos em palestras, estão plataformas tecnológicas para análises genômicas existentes atualmente; seleção genômica em gado de leite e seleção genômica em gado de corte. Entre os palestrantes convidados, estão Curtis Van Tassell e Tad Sonstegard, do Bovine Functional Genomics Laboratory (EUA), e Flavio Schenkel, da University of Guelph (Canadá), que se destacam por atuarem no processo de seleção genômica em bovinos de leite.
Segundo um dos idealizadores do evento, o veterinário e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, José Fernando Garcia, o Brasil detém o maior rebanho bovino comercial do mundo, com destaque para as raças zebuínas oriundas de animais da subespécie Bos indicus, e vem destacando-se no campo da produção e exportação de proteína animal, em especial da carne bovina. “Os zebuínos são melhores adaptados às condições climáticas das regiões tropicais, o que faz deles uma excelente opção para os países em desenvolvimento, que urgem por desenvolver seu setor pecuário”, explica.
Segundo Garcia, o País possui um contingente muito reduzido de pesquisadores na área de genética genômica, por isso a necessidade de realizar o workshop. Das palestras a serem apresentadas, o professor destaca a de seleção genômica. “Esse é o principal motivo dessa movimentação. Trata-se de um dos caminhos que poderá levar a pecuária a aumentar a qualidade e produtividade de forma consistente e sustentável economicamente. Ainda há muito que se pesquisar nessa área, mas é para essa direção que os ventos sopram”, finaliza.
As inscrições vão até o dia 4 de março e as vagas são limitadas. Mais informações no site do evento
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp