Projeto inclui tilápia na merenda escolar de Paranapanema (SP)

Parte da produção de tilápias da Associação dos Produtores de Tilápias de Paranapanema (Aprotipa), em Paranapanema, será usada na merenda escolar em municípios da região. O projeto prevê a recuperação ambiental do entorno da represa, que já perdeu parte da mata ciliar devido à ocupação imobiliária. Entre os sócios, há estudantes de medicina veterinária e de ciências biológicas.

A associação quer ampliar o número de sócios para se transformar em cooperativa e aumentar a produção. “Queremos criar um parque aquícola com novos confinamentos e chegar a 950 tanques”, diz o piscicultor Sidney Araújo Camargo, funcionário público e também sócio da Aprotipa. Os conjuntos serão distribuídos de forma a não prejudicar o uso das águas da represa para outras atividades, como o lazer e o turismo.

Pesca pedratória

Camargo acha que a piscicultura vai contribuir para eliminar a pesca predatória, um dos graves problemas ambientais do manancial. “Queremos trazer esses pescadores para trabalhar com a gente”, diz o piscicultor.

Ele vê a piscicultura também como uma opção para ampliar a renda do pequeno produtor rural do município. A agricultura familiar, incluindo a produção de frutas e a criação de gado leiteiro, está na base da economia de Paranapanema. “Dedicando algumas horas diárias à piscicultura, o pequeno produtor pode dobrar sua renda”, disse.

Controle da água

O projeto prevê um controle rigoroso da qualidade da água, que o piscicultor considera o maior patrimônio da região. Antes da instalação dos tanques-rede foram coletadas e analisadas amostras para uma comparação posterior.

Fonte: O Estado de São Paulo (acessado em 23/02/11)

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter