A prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) alerta a população sobre os cuidados com a pulga Tunga penetrans, o conhecido “bicho-de-pé”.
O CCZ fez um trabalho de conscientização e prevenção no município durante a última semana, orientou com moradores e aplicou medicamento nos cães. Os porcos também podem abrigar o hospedeiro, que têm como principal ambiente natural os chiqueiros. Nos humanos, o bicho-de-pé pode ser evitado com o uso de sapatos.
A pulga adulta procura um hospedeiro, seja porco, cão ou humano, e penetra na pele deixando apenas um orifício para respirar. Com o acúmulo de ovos seu abdômem expande até atingir o tamanho de uma ervilha, depois deposita seus ovos em chão úmido e sombreado, iniciando novamente o ciclo e dando origem a novos bichos de pé. Depois de 15 dias dentro da pele, a fêmea é expulsa através de uma reação inflamatória natural do corpo.
A pulga causadora da doença é a menor pulga que existe e se alimenta de sangue. Quando adulta vive em solos arenosos, quentes e secos. Para isto, é importante andar sempre calçado e tratar os animais domésticos e o ambiente ao redor.
A conscientização contra o bicho-de-pé teve como foco a comunidade do Camburi e teve apoio do Programa de Saúde da Família e da Administração Regional Norte.
Fonte: Agora Vale (acessado em 01/03/11)