Ibama veta animais em desfile de escolas de samba, diz MPF

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que a escola de samba paulistana Tom Maior ainda não fez nenhum pedido para a utilização de animais silvestres no desfile de sexta-feira, mas já avisou que uma eventual solicitação será recusada imediatamente. A informação foi divulgada hoje pelo MPF, que cobra explicações da agremiação sobre o assunto.

A Tom Maior tem até o final do dia de hoje para deixar claro se pretende ou não levar uma jaguatirica e outro animal para o Sambódromo do Anhembi. Para o Ibama, conforme informações do MPF, a exposição dos animais no desfile configuraria, sem sombra de dúvidas, uma grave situação de maus tratos, ato ilícito pela Lei de Crimes Ambientais.

O presidente da escola, Marko Antonio da Silva, disse que queria levar à avenida uma jaguatirica e outro animal, uma suçuarana ou um lagarto, mas que não considerava pedir autorização ao órgão ambiental por temer que ela fosse recusada. “A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito”, afirmou, segundo a reportagem.

Hoje, Silva não quis se pronunciar a respeito do imbróglio e afirmou que a resposta ao MPF é uma decisão interna da Tom Maior. Tanto a jaguatirica quanto a suçuarana são animais ameaçados de extinção. A escola fará uma homenagem a São Bernardo do Campo (SP) no desfile deste ano e convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da apresentação.

Fonte: O Estado de São Paulo (acessado em 02/03/11)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40