Você sempre quis ter um animalzinho de estimação, mas não consegue decidir se adota um gato ou um cachorro? Veja algumas dicas antes de escolher qual é o melhor animal para ser seu companheiro.
O gato é uma ótima opção de amigo. Se você trabalha fora o dia todo, as crianças fazem diversas atividades e não há muito tempo para dedicar ao bichinho, não precisa se preocupar porque os felinos sabem se divertir sozinhos. Passeiam da sala para o quarto com uma bolinha de lã.
Os gatos são extremamente educados e entendem facilmente qual o melhor lugar para fazer suas necessidades fisiológicas. Basta colocar uma caixa de areia em algum local visível e pronto.
Além disso, o gato é um animal de custo baixo, pois a despesa é basicamente com ração. O pet dispensa cuidados como banho e tosa devido à renovação dos pêlos e a autolimpeza.
No entanto, se você possui tempo e espaço, o cachorro é a melhor escolha para dividir carinho e atenção. Os cães são mais dependentes do que os gatos: exigem tempo para brincar, espaço para fazer as necessidades e cuidados extras como banho e tosa, contudo o período varia de acordo com a raça.
Cachorro é ideal para família com crianças, algumas raças possuem energia de sobra para dividir com a garotada. Um cachorro furioso por ficar sozinho em casa pode destruir aquele lindo vaso de plantas da sala e espalhar a terra pelo sofá.
Porém algumas pessoas se enganam ao pensar que lugar de cachorro é no quintal. A professora Marcia Germano Carvalho Cecconi mora em apartamento e possui três cachorras de pequeno porte: dachshund, raça conhecida como salsicha, yorkshire e maltês. “Sou apaixonada pela raça bernese, mas ele é enorme e se sentiria sufocado em um apartamento”, afirma Marcia.
Além do banho semanal, as raças de pequeno porte possuem alimentação diferenciada, de acordo com a raça e a cor do pêlo. “Minha Maltês, por exemplo, come uma ração específica para cães brancos. Isso evita manchas nos olhos e focinho, causada por alguns corantes”, explica Marcia.
Fonte: Eband (acessado em 03/03/11)