Macacos reconhecem “amigos” em fotos, diz estudo

Um estudo de pesquisadores alemães indicou que macacos adultos são capazes de reconhecer seus “amigos” em fotografias.

Na pesquisa, macacos-de-gibraltar selvagens passaram mais tempo analisando as fotos de animais que eles não conheciam. Os mais novos ficaram interessados e ao mesmo tempo confusos com as imagens, às vezes tocando-as ou saudando-as.

Em um artigo na revista científica Animal Cognition, os cientistas do Centro de Primatas e da Universidade de Gottingen, na Alemanha, concluem que esses animais aprendem, com a idade, a entender o que as fotos representam.

“Não esperávamos que eles respondessem dessa maneira às fotos”, disse a coordenadora do estudo, Julia Fischer. “Pensamos que as fotos não seriam relevantes para eles, porque na vida real eles não têm nada assim.”

“Agora que sabemos que eles reconhecem espontaneamente as fotografias poderemos estudá-los em um ambiente muito mais natural, através de jogos”.

Familiar

A pesquisa de campo foi conduzida no parque natural de Rocamadour, no sudoeste da França, com macacos que não haviam sido treinados. A equipe estava munida de folhetos contendo as fotos dos animais para ajudá-los na identificação dos indivíduos de cada grupo.

“Um dos macacos agarrou um livro de fotos e começou a olhar para as imagens. Um estudante me perguntou se eu achava que ele estava reconhecendo o macaco da foto. Eu não sabia”, conta Fischer.

A pesquisadora e sua equipe montaram então um experimento simples, dando aos macacos fotos de animais que pertenciam ao mesmo grupo e a de outros grupos. Os pesquisadores observaram que, quando os macacos adultos recebiam fotos de um rosto familiar, passavam a vista rapidamente.

“Animais adultos dedicavam mais tempo olhando para os animais desconhecidos, sugerindo que eles reconheciam os membros do seu grupo pelas fotos”, conta a professora.

Já os animais mais jovens, embora demonstrassem muito interesse, ficaram claramente confusos com as fotos. “Alguns não souberam o que fazer e acabavam saudando as fotos”, diz.

Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 17/03/11)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40