Macacos-aranha ganham nova casa no Bosque Fábio Barreto em Ribeirão Preto (SP)

Duas fêmeas da espécie macaco-aranha-de-cara-vermelha ganharam uma nova casa dentro do Bosque Municipal Fábio Barreto em Ribeirão Preto, nesta semana. Os animais raros e ameaçados de extinção já haviam se mudado para a ilha do lago dos cisnes negros, local com características parecidas ao habitat natural da espécie, agora receberam uma casa construída de bambu.

Os macacos desse gênero se reproduzem devagar. As fêmeas possuem uma gestação de aproximadamente sete meses e têm um filhote a cada dois ou três anos. Eles costumam ter entre 50 e 62 centímetros de comprimento, membros compridos, cauda longa e pesam até oito quilos. O macaco-aranha-de-cara-vermelha tem pele cor-de-rosa ou vermelho-clara em volta dos olhos.

Segundo o zootecnista e chefe do Bosque Fábio Barreto, Alexandre Gouvêa, o macaco-aranha é uma espécie encontrada somente no Brasil, principalmente da Amazônia. “Cinco estagiários do setor de Biologia, supervisionados pelo setor técnico do Zoológico, estiveram envolvidos no procedimento de construção e adaptação dos macacos-aranha em sua nova casa”, disse.

As fêmeas foram enviadas do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Amazônia ao Bosque em 2009.

Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura de Ribeirão, a vinda desses animais só foi possível por causa de uma autorização junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que transformou o Bosque Municipal Fábio Barreto em Jardim Zoológico categoria “b”.

Fonte: Ribeirão Preto Online (acessado em 24/03/11)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40