Criadores de coelho lucram com mercado em alta

Pequenos criadores de coelho do sudeste de São Paulo formaram uma associação para vender a carne do animal para os frigoríficos. Com a oferta menor que a demanda, o preço está valorizado e, negociando em grupo, eles conseguem ganhar ainda mais.

É dia de entrega no frigorífico. Wilson Cardoso é um dos primeiros a chegar. Ele, que cria coelhos há seis meses no município de Salto de Pirapora, no sudeste paulista, deixa desta vez 20 animais. “Com pouco investimento, o retorno está sendo bom”, comenta.

Wilson ganha R$ 4,80 pelo quilo do animal, preço que tem se mantido nos últimos tempos.

O frigorífico, um dos quatro do País com autorização para abate de coelhos junto ao SIF, o Serviço de Inspeção Federal, trabalha com capacidade ociosa. São seis mil abates mensais, mas a estrutura permite até cem mil. “Nós quadruplicamos o abate de um ano para o outro, mas ainda está muito além da necessidade de abastecimento do mercado interno”, diz o dono do frigorífico, Marék Jean Kac.

De olho nesse mercado, pequenos produtores rurais de Capão Bonito decidiram entrar na atividade. Eles formaram um consórcio e quatro meses atrás entregaram 147 coelhos. Agora, já são quase 500 animais.

O caminhão traz coelhos de 13 criadores, embora atualmente cerca de 30 participem do grupo. Para eles, que estão a 130 quilômetros do frigorífico, é uma forma de garantir maior lucro. “Nós compramos ração, matriz, gaiola em conjunto, tudo se torna mais barato. O frete também é diluído, então fica mais vantajoso”, conta o criador Brás Lucchi.

Trinta dos coelhos entregues são do criador Roberto Renó. “Esta é a segunda vez que estou entregando 30 e vou aumentar”.

São Paulo produz em média 17 mil coelhos por ano, o que representa 7% da criação nacional.

Fonte: G1 (acessado em 07/04/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40