Doença desconhecida deixa pinguins carecas na África do Sul e na Argentina

Uma doença desconhecida está deixando pinguins ainda jovens carecas na África do Sul e na Argentina. O problema foi registrado primeiro em pinguins africanos (Spheniscus demersus) num centro de reabilitação na África do Sul em 2006. No ano seguinte, foi descoberto em pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus), que vivem do outro lado do Atlântico, na Argentina. Pinguins selvagens na África do Sul também foram atingidos, assim como os filhotes, que normalmente passam por diversas ecdises antes que suas penas cresçam definitivamente. Nas duas espécies, os filhotes não repuseram a plumagem após a ecdise. Em vez disso, passaram diversas semanas parcial ou completamente carecas, afirma reportagem publicada na revista New Scientist.

Nos filhotes que sobreviviam, crescia outra plumagem, mas o tempo em que ficavam descobertos os colocava em crescente risco de exposição. Nola Parsons, da Fundação Sul-africana para a Conservação de Aves Costeiras, na Cidade do Cabo, onde o problema foi registrado primeiro, diz que provavelmente ele é causado por uma infecção: não há evidências de um parasita, mal nutrição ou estresse.

No último ano, Nola pegou uma série de amostras de pinguins afetados. Ela deve enviar o material para Greg Cunningham, do St. John Fisher College, em Rochester, Nova York, que tentará descobrir o que está causando a doença.

A pesquisadora afirma ainda que, em longo prazo, o problema não é uma ameaça. A maioria dos pinguins parece se recuperar e o número de animais atingidos não está aumentando. Mas ela ressalta que é provável que seja uma doença emergente e poderia se espalhar.

Fonte: O Globo (acessado em 11/04/2011)

Relacionadas

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40