Concentração de mercado preocupa confinadores

Confinadores de gado demonstram confiança no mercado para este ano, mas se dizem preocupados com a concentração, os custos no setor e com os problemas financeiros que atingem os frigoríficos.

Assuntos como esse foram comentados durante a posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon). A mudança na diretoria da Assocon ocorre em um momento delicado, diz o novo presidente, o pecuarista Eduardo Moura. Ele assume o cargo preocupado também com os custos do confinamento e com a crise que envolve os frigoríficos.

“Acho que a gente assume em um momento difícil. Há uma concentração do setor, vários frigoríficos com dificuldade, em renegociações judiciais, vários companheiros nossos com prejuízos grandes. Por outro lado, é o momento também de preços altos. Lembro-me que dizíamos que boi acima de US$ 20 era caro. O boi hoje custa US$ 50 e o Brasil continua exportando, trabalhando e vendendo. É um momento de desafio”, diz o novo presidente.

Moura ocupa o cargo de Ricardo Merola, que deixa a presidência depois de dois mandatos. “Primeiro conquistamos uma credibilidade muito grande no mercado. Posteriormente, conseguimos fazer várias negociações com frigoríficos, garantindo para eles matéria-prima”, diz o ex-presidente.

No entanto, Merola não deixa de ter preocupações. Uma delas é a concentração do mercado, hoje em quatro grandes frigoríficos. Segundo ele, essa é uma ameaça para o setor porque existem menos opções de venda de gado.

“Gostaria que esse problema fosse tratado pelo governo, porque não é um modelo correto para um país tão grande quanto o nosso. É muito difícil ter uma única planta fazendo uma negociação igual para todos”, afirma Merola.

Fonte: Canal Rural (acessado em 13/04/2011)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40