O governo do Estado de São Paulo lançou, neste mês, o Programa do Cão-Guia e anunciou a construção do Centro de Referência para o Cão-Guia em um prédio sustentável, na USP. O decreto de lançamento do programa foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.
O projeto tem como objetivo a implementação do Centro de Referência para o Cão-Guia em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP). O valor da obra está orçado em R$ 2,5 milhões.
“Esse programa é de fundamental importância e vem no sentido de garantir maior autonomia e independência para as pessoas com deficiência visual”, afirma Linamara.
Os filhotes de cachorro que farão parte do treinamento serão entregues, em um primeiro momento, a uma família adotiva selecionada pelo programa, que cuidará do cão durante um ano.
Após o primeiro ano com a família, o cão é encaminhado ao Centro de Treinamento, por onde passará por um adestramento intensivo. Nessa etapa, o animal será avaliado permanentemente por treinadores qualificados contratados pelo centro e avaliados clinicamente por veterinários da FMVZ-USP. O treinamento terá duração de quatro a seis meses. Após o treinamento, os cães serão encaminhados às pessoas com deficiência visual gratuitamente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência