Após esboçar reação na última semana, devido à demanda boa e oferta curta, o mercado do sebo perdeu o viés de alta. As temperaturas mais baixas devem diminuir a demanda do setor de higiene pessoal e limpeza, cujas compras já não vinham grandes.
No setor de biodiesel, com os dias mais frios, surge a necessidade de se misturar óleo de soja ao sebo para evitar a cristalização. Com isso, a demanda pela gordura animal fica menor, em relação a períodos de uso isolado.
Para as próximas semanas, a expectativa é de diminuição na oferta de animais, antes da saída de um volume mais expressivo de animais de confinamento, que ocorre a partir de agosto. Isso se contrapõe à demanda modesta e deixa o mercado sem tendência clara.
Por hora, o mercado segue calmo, com o sebo no Brasil Central negociado por R$1,75/kg, livre de imposto.
Fonte: Ribeirão Preto On-line (acessado em 01/07/2011)