Técnicos encontraram quatro capivaras no Lago do Café, em Campinas (SP), na tarde desta terça-feira (26), e não apenas uma, como foi divulgado pela manhã. Os animais teriam entrado por seis pontos vulneráveis do parque, como tubulações de esgoto e cruzamento de córregos. Em março deste ano, 20 capivaras que viviam no local foram abatidas por suspeita de febre maculosa. A decisão de abater os animais causou polêmica e fez ambientalistas protestarem na Justiça.
O Conselho Municipal de Defesa e Proteção aos Animais vai enviar um ofício à Secretaria de Saúde solicitando o fechamento dos pontos. Nos próximos dois dias, também devem ser colocadas armadilhas para capturar os animais e retirá-los do Lago do Café.
A prefeitura ainda não decidiu o que vai fazer com as capivaras, mas o presidente do conselho, Flávio Lamas, disse que a administração municipal já se comprometeu a enviar uma solicitação ao Ibama para poder remover os animais do local e devolvê-los às margens do Rio Atibaia, de onde supostamente eles teriam vindo.
Fonte: EPTV (acessado em 27/07/2011)