Conselheiro do CRMV-SP recebe prêmio da Opas por campanha de vacinação antirrábica

O conselheiro suplente do CRMV-SP e professor titular da FMVZ-Unesp Dr. José Rafael Modolo, recebeu na manhã de hoje (02/08) um prêmio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pelo projeto “42 anos de Planejamentos de Campanhas de Vacinação Anual contra a Raiva Canina em Municípios”.

A premiação foi realizada na sede da Reitoria da Unesp, em São Paulo, e teve a presença do coordenador da Opas, Dr. Ottorino Cosivi, do reitor da Unesp, Júlio Cezar Durigan, e dos pró-reitores de Administração, Ricardo Samih Georges Abi Rached, de Extensão Universitária, Maria Amélia Máximo de Araújo, de Graduação, Sheila Zambello de Pinho, de Pesquisa, Maria José Soares Mendes Giannini e de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge. O presidente do CRMV-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, também esteve presente na solenidade.

Modolo recebeu o prêmio das mãos do coordenador da Opas, Dr. Ottorino Cosivi. Em seu discurso, o conselheiro do CRMV-SP destacou números sobre a doença e a importância da vacinação de cães e gatos. “A cada 10 ou 15 minutos, morre uma pessoa de raiva no mundo. Cerca de 50% são menores de 15 anos e o cão raivoso é responsável por 98% das mortes. Tudo isso é prevenido com uma simples vacinação”, disse ele.

O modelo de campanha de vacinação contra a raiva aplicado no projeto tornou-se parte do conteúdo programático do curso de medicina veterinária. Durante uma semana por ano, os estudantes se envolvem na organização do evento e na execução das ações. A campanha é realizada em Botucatu, Lençois Paulista e outros 12 municípios da região.

O reitor da Unesp, Júlio Cezar Durigan, destacou que o conhecimento produzido na universidade deve trazer benefícios para a comunidade que a cerca. “A universidade existe para formar pessoas não apenas tecnicamente, mas principalmente como cidadãos. Os problemas e demandas da comunidade devem também ser da universidade. Quando ela faz isso, está potencializando seu trabalho. A inovação deve melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma tela de computador com texto DT-e

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – Unidade Regional Campinas CNPJ: 50.052.885/0011-12.

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br