O pêlo, a saliva, as patas, as fezes e a urina de animais de estimação abrigam diversos microorganismos capazes fazer males à saúde humana. Alguns cuidados, como manter a vacinação em dia e fazer consultas regulares ao veterinário, ajudam a manter o animal sadio.
Entre os cuidados para evitar doenças, alguns são fundamentais: não compartilhe alimentos ou a cama com os animais, evite carinhos como beijos ou lambidas muito próximas ao rosto, recolha rapidamente fezes e urinas dos animais e procure assistência médica imediata se alguém for mordido.
A raiva é a doença mais conhecida, e mata. É transmitida por cães, gatos, primatas, cavalos ou morcegos tanto pela mordida, quanto pela saliva que entra em contato com mucosas ou com alguma lesão de pele. Por isso, é imprescindível fazer a vacinação anual. Mas outras doenças transmitidas vêm de pêlos e da saliva, que geram problemas alérgicos comoc bronquite asmática ou rinite alérgica.
Entre as doenças de pele, a sarna pode ser transmitida por cães, gatos, coelhos e cavalos pelo contato direto com o animal doente. Para evitá-la, o animal deve tomar banho pelo menos a cada 15 dias. Para evitar micoses, o animal não deve dormir em locais úmidos, portanto mantenha a casinha limpa sempre limpa.
Fonte: Bem Star (acessado em 04/08/2011)