A cidade de Bauru (SP) deve registrar na madrugada desta sexta-feira a temperatura mais baixa do ano. Os termômetros podem chegar a 3°C, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp. “Devemos ter uma queda que pode ser até menor do que o previsto de 3°C na madrugada de quinta para sexta-feira, confirmando mais uma geada no ano”, disse a meteorologista Zildene Pedrosa Emídio.
O frio provoca uma série de mudanças na rotina das pessoas, que se agasalham mais, usam e abusam dos alimentos quentes. Mas as precauções com o frio vão além do próprio corpo. Durante o inverno, quem cultiva plantas em casa e tem animais domésticos deve ficar atento.
A bióloga Tereza Cristina Mastrangelli explica que algumas medidas nas plantas podem evitar a queimada de folhas e flores. Uma das medidas, principalmente com flores, é o cuidado com os horários onde são registradas temperaturas mais baixas. “O bom é evitar colocar água nessas plantas no final da tarde e à noite, nos horários mais frios. O mais indicado é que elas sejam regadas pela manhã”, cita.
No caso dos animais domésticos, trazê-los para dentro de casa acaba sendo garantia de proteção.
“Cães e gatos devem estar protegidos do frio intenso das madrugadas. Não adianta pensar que uma casinha de cachorro vai segurar o frio de uma geada. A melhor opção é colocar os animais em cômodos fechados, sem vento. Outra alternativa é colocar roupas nos animais. Isso também ajuda e o mantém aquecido”, explica a médica veterinária Erika Visacre de Carvalho.
O cuidado com as aves deve ser ainda maior. “As pessoas pensam que apenas cobrir as gaiolas já seja suficiente, mas não é. Como são ainda mais frágeis, as aves devem ser colocadas em lugares que não tenham correntes de vento forte e frio. Uma área de serviços, por exemplo, seria ideal”, diz a veterinária.
Fonte: Jornal da Cidade de Bauru (acessado em 04/08/2011)