Provas da raça canchim ajudam produtor a obter melhores resultados

Cerca de 300 bovinos da raça canchim participam, no Mato Grosso do Sul, de uma série de provas de avaliação de desempenho. Essas provas são importantes para que o produtor rural possa escolher melhor a raça na hora de fazer um cruzamento. Uma boa escolha é essencial obter resultados no campo em precocidade e qualidade de carne.

A prova tem a participação de 15 criatórios de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná. Os animais ficarão confinados durante 150 dias onde receberão cuidados especiais e passarão por pesagem e avaliações.

Segundo o diretor de núcleo da Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), Amadeu Furtado Alvin, as avaliações são realizadas durante todo o período de confinamento dos animais. “É avaliado o ganho de peso diário e o ganho durante os 154 dias em que os animais vão estar aqui. Além disso, são feitas avaliações de de área de lombo e gordura subcutânea com ultrassom; e de circunferência escrotal, que reflete a precocidade sexual dos animais. Técnicos e juízes da raça analisam ainda o tipo do animal, a caracterização racial e a configuração frigorífica. Após isso, teremos dados numéricos de que o animal está enquadrado nessas características”, diz Alvim.

Os animais são alimentados quatro vezes ao dia com uma ração que mistura milho, farelo de soja, bagaço de cana e aveia. Uma das características da raça canchim é o fácil ganho de peso, que chega a cerca de 1,7 quilo por dia. A maioria dos animais possui um ano de vida e mais de 300 quilos.

Com relação à precocidade, o novilho da raça, um cruzamento de vaca anelorada com touro canchim na cobertura a pasto, pode ser abatido até 18 meses. O canchim é uma raça sintética, resultado do cruzamento do zebu com o charolês. Os animais têm fácil adaptação às diferentes condições climáticas existentes no Brasil.

A avaliação final será realizada em novembro e os melhores classificados terão o sêmen coletado para venda em centrais de inseminação.

Fonte: G1 (acessado em 15/08/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br