Projeto de lei quer garantir indenização a proprietários de animais sacrificados por problemas sanitários

Proprietários de animais sacrificados devido a problemas sanitários têm direito à indenização. Mas, na prática, são poucos os criadores que conseguem receber o benefício. Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, quer garantir o pagamento.

Para receber a compensação, o dono do animal precisa fazer o pedido ao Ministério da Agricultura. Em caso de emergência, o pagamento é feito de forma mais ágil. Esse projeto em análise na Câmara unifica e organiza o procedimento em todo o País. As verbas viriam do governo federal.

“Muitas vezes, eles só são indenizados quando entram na justiça e, às vezes, o processo demora dez anos para tramitar”, explicou o deputado federal Ricardo Izar.

A veterinária Gabriela Moura Guenka cria animais para competição de laço. No ano passado, um de seus oito cavalos contraiu anemia contagiosa e precisou ser sacrificado. Além da perda do animal, o prejuízo da criadora chegou a R$ 25 mil, devido à interdição do haras por 60 dias por causa da contaminação.

Com mais de dez anos de profissão, a veterinária desconhece casos em que a indenização tenha sido paga, o que, segundo ela, estimula a omissão dos criadores. “Se houvesse mais informação e também a indenização, as pessoas não esconderiam, seria uma coisa mais fácil resolver”, afirmou Gabriela.

O Ministério reconhece que as regras atuais precisam melhorar e diz que está trabalhando para tornar a prática mais clara. “Com isso, a gente passa a ter um produtor rural mais envolvido, mais participativo no processo de notificação de suspeita de doenças”, afirmou o diretor do departamento de saúde animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques.

Fonte: Canal Rural (acessado em 16/08/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40