O estado de saúde do jacaré da espécie papo amarelo evolui bem, de acordo com o biólogo do Bosque Municipal Pedro Favaretto. O animal, que foi abandonado no sábado (10), em um terreno baldio, no bairro Jardim Aeroporto, em Ribeirão Preto, foi encaminhado ao ambulatório do bosque com afundamento da cabeça e um corte profundo no pescoço.
De acordo com o biólogo, o jacaré de 80 centímetros chegou ao bosque em estado de choque. No entanto, no domingo (11), o animal apresentou melhoras, apesar de ainda correr risco de morte. “Ele já está ficando até agressivo”, afirmou Favaretto.
A espécie papo amarelo não está ameaçada de extinção, porém, foi muito depredada, declara o biólogo. “Atualmente, ela está se recuperando, mas é ainda é vulnerável à extinção”.
O jacaré dessa espécie vive em locais onde há presença de água, mas não é comum na região de Ribeirão Preto.
Caso
Moradores viram uma pessoa que estava em um carro não identificado jogar o réptil e ir embora. O Corpo de Bombeiros foi chamado e resgatou o jacaré, que estava em uma caixa de papelão. O animal foi encaminhado para o Bosque Municipal, onde passou por avaliação.
Os responsáveis por abandono e maus-tratos de animais silvestres podem ser multados e responder na Justiça por crime ambiental. A pena pode chegar a um ano de prisão.
Fonte: EPTV (acessado em 12/09/2011)