A expectativa é de preços estáveis para a arroba bovina na próxima semana. “Apesar de a indústria continuar a pressionar os preços, não deve haver muito espaço para retrações acentuadas nas cotações” aponta o boletim semanal da Informa Economics FNP. Segundo a análise, as indústrias de menor porte têm dificuldade para compra de matéria prima.
Em um prazo maior, há possibilidade de aumento na restrição da oferta de animais para outubro/novembro. Muitos pecuaristas estão entregando os animais de confinamento com certa antecedência, por não acreditarem em valorizações substanciais nos preços da arroba. A seca também tem forçado a desova precoce de animais para abate provenientes de pasto.
Na última semana, o volume de animais para abate provenientes dos Estados confinadores pressionou as cotações, apesar de não ter havido abundância na oferta de boi gordo na média nacional. Esse foi um dos motivos para que o mercado perdesse força de alta no período.
Em São Paulo, graças ao feriado da Independência, a escala média de abate ficou em quatro dias. Os negócios nos Estados vizinhos ajudam a pressionar as cotações. Na sexta-feira,9, o índice Esalq, com base em São Paulo, sofreu nova desvalorização e fechou a R$ 99,57, à prazo, com funrural. Analistas ponderam que a boa demanda no mercado atacadista pode ajudar a arroba a recuperar alguma sustentação no curto prazo.
De acordo com a Scot Consultoria, o mercado físico na semana andou de lado. Já o mercado futuro, teve maior movimentação, mas o volume de negócios ainda é bastante baixo. Os papéis com vencimento em outubro encerram a semana valendo R$101,27/@, recuo de 0,96%.
A consultoria aponta que, em termos de movimentação, o cenário que se apresenta é o pior dos últimos anos. Com uma redução considerável nas negociações nas últimas semanas e a concentração das transações nos contratos de outubro. Analistas alertam que não há contratos abertos para 2012, o que diminui a possibilidade de mitigação de riscos de preço para quem necessita de hedge para períodos mais longos.
Fonte: Portal DBO (acessado em 12/09/2011)