Especialistas defendem instalação de Delegacia de Proteção Animal em São José do Rio Preto

Para tentar acabar com o abandono e os maus-tratos aos animais, foi realizada uma mesa redonda ontem (29), em Rio Preto. O evento contou com a presença de especialistas, autoridades e da população para discutir a viabilidade da instalação de uma Delegacia de Proteção Animal na cidade.

A idealizadora e primeira delegada titular no setor de proteção animal em Campinas, Rosana Vescovi Mortari, esteve no evento defendendo a ideia. “A delegacia é um exemplo da necessidade do atendimento especializado disponível que deve ser ampliado para todos os municípios, tendo em vista a importância da preservação do meio ambiente e da luta pelo fim dos maus-tratos aos animais”, conta.

A delegacia de Campinas atende em média 350 denúncias por mês, de acordo com a delegada.

Segundo o professor Daniel Bartoli Sousa, que ministra a disciplina “Comportamento e Bem-estar Animal” do curso de medicina veterinária da Unirp, Rio Preto tem aproximadamente 80 mil animais e grande parte está abandonada e sujeita a maus-tratos.

Cidades como Sorocaba, Jundiaí e Ribeirão Preto também possuem um setor especializado para proteção animal.

A mesa redonda fez parte da V Semana Acadêmica de Medicina Veterinária de Rio Preto, que termina hoje, no Hospital Veterinário “Dr. Halim Atique”.

Fonte: Rede Bom Dia (acessado em 30/09/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br